Editorial DANIELA VERSIANI

VERMELHO VITALIDADE

 

Vermelho é a cor do sangue: matéria viva que corre em fluxo por um sistema de veias e artérias, rede por onde flui o líquido que sustenta todos os nossos processos vitais. 

A RED_Revista de Ensaios Digitais aposta na concepção mais fundamental do ensaio: aquela que o associa à vitalidade de um pensamento em fluxo, entregue à experiência da criação e do conhecimento. Mais que um simples gênero literário, o ensaio é uma caminhada, uma tentativa, uma experimentação. Por isso a RED define o ensaio como  expressão do pensamento por meio da experimentação com a linguagem. 

A RED é, ela própria, um ensaio, um teste, um experimento. A tentativa de reunir formas de pensar não-lineares, expandidas pelo aproveitamento das possibilidades oferecidas pelos recursos digitais.

Um dos principais objetivos da RED é incentivar uma nova modalidade ensaística, o ensaio multimidial, como forma inovadora de expressar a complexidade do pensamento contemporâneo pela reunião de diferentes linguagens e sensibilidades. Para isso criou a seção Experimentos, espaço destinado à publicação e divulgação de trabalhos de criadores das mais variadas linguagens.

A RED é também uma Rede de Encontros Digitais, aproximando artistas, escritores, fotógrafos, cineastas, pensadores, críticos, pesquisadores e professores, e desfazendo as obsoletas fronteiras entre universidade e sociedade, teoria e experiência, reflexão e criação. 

Em seu primeiro número, a revista apresenta a edição temática O eu se escreve. O outro me escreve, com ensaios de pesquisadores das autobiografias e biografias: Eneida Maria de Souza, Heidrun Krieger Olinto, Rosana Bines, Gabriela Lírio, Marília Rothier Cardoso, Teresa Bastos, Mariana Simoni, Sergio Barcellos, Thiago Florêncio, Simone Greco e Daniela Versiani. 

A eles se reúnem o escritor Luiz Ruffato, que em entrevista exclusiva reflete sobre seu próprio projeto literário, e também Andrew Biswell, biógrafo de Anthony Burgess que, em diálogo com Amaury Garcia, comenta a biografia que escreveu sobre o autor de Laranja mecânica.

A seção Experimentos estréia com contribuições enviadas por André Vallias, Henrique Roscoe, Silvio Crisóstomo, Diana Sandes, Claudia Chigres, Ursula Tautz, Gabi Carrera, Ana Paula Kiffer, Gabriela Lírio, Roberto Dutra Jr., Luiz Guilherme Barbosa e Thiago Florêncio. 

 

Sejam bem-vindos!

 

Daniela Versiani

Editora da RED

 

 

Ilustração: Blitter Bloodfest/Torley/Flickr 

COMO CITAR
VERSIANI, Daniela. VERMELHO VITALIDADE. RED_Revista de Ensaios Digitais. Rio de Janeiro. Número 1, 2015. ISSN: 2525-3972 Disponível em http://revistared.com.br/artigo/40/vermelho-vitalidade.

Nenhum comentário até o momento

LINKS INTERNOS

.
Texto.
.
. LINK